vendredi 2 mars 2012

Informação da FREGUESIA DE EDROSO - CONCELHO DE MACEDO DE CAVALEIROS

Portugal torrão natal: FREGUESIA DE EDROSO: REGIÃO norte SUB REGIÃO trás-os-montes DISTRITO bragança CIDADE macedo de cavaleiros Freguesia Edroso




Permiti por este link (no inicio desta mensagem) para o blog de PORTUGAL TORRÃO NATAL que apresenta varias informações sobre Edroso.



Aqui tem as informações  sobre a Aldeia de Edroso :


A freguesia de Edroso situa-se na parte nordeste do concelho de Macedo de Cavaleiros, nas faldas da serra de Espadanedo. Limita este município do vizinho município de Bragança. A cerca de um quilómetro da sede da freguesia, encontra-se o povoado fortificado do Bovinho, um dos sítios arqueológicos que comprova o remoto povoamento da área da actual freguesia.




O seu povoamento iniciou-se na Idade do Ferro e prolongou-se até à época romana. Este castro tinha uma linha de muralha a defender todo o recinto interior, muralha essa que era auxiliada por um fosso. No interior do castro, existem vestígios de romanização, um talude e um poço.


Em termos administrativos, Edroso pertenceu ao concelho de Izeda, transitando a 31 de Dezembro de 1853, por extinção daquele, para o de Macedo de Cavaleiros.



Em termos de património edificado, a primeira referência vai para a Igreja Paroquial de Santa Marinha. Localizada no centro da aldeia, revela uma grande antiguidade, que nem as profundas remodelações posteriores conseguem esconder. 



Na sua fachada principal, merece destaque o portal em arco de volta perfeita, ladeado por dois capitéis decorados ao estilo românico.


 O actual templo apresenta características barrocas. A fachada principal termina em empena truncada por campanário de dois sinos. No interior, as coberturas são feitas em masseira (nave) e em abóbada (capela-mor). Destaque-se o retábulo-mor barroco.



Uma palavra final para a Ermida de Santo António, seiscentista e onde merece destaque, no interior, um retábulo em talha dourada e policromada revivalista neobarroca.





Hino  da Aldeia de Edroso :

Hino

Santa Marinha de Edroso
É a nossa padroeira
Faz por nós muitos milagres
E é nossa companheira.

Teus frondosos castanheiros
São tua grande riqueza
Dão castanha com fartura
E ao campo dão beleza.

A fonte antiga
Com cheirinho a rosmaninho
Sempre que por ela passo
Recordo o meu amorzinho.
Linda Edroso
Tem sinais de outros tempos
Tens por perto um castelo
Que te livra de maus ventos.

Linda aldeia de Edroso
És a beleza da Serra
Quem cá vive tem vaidade
Em nascer cá nesta terra.

Minha aldeia meu cantinho
Que trago no coração
Foi por Deus abençoada
E que eu canto com paixão.


Letra e música: Carlos Batista

Pagina de Edroso no website oficial de Macedo de Cavaleiros  (calcar no link para atingir o website oficial de Macedo)


(fotos de LUÍS A. D. LIBERAL )

2 commentaires: